Você está aqui: Página Inicial > Polícia recupera 82% dos veículos com registro de roubo no ES

Notícias

Polícia recupera 82% dos veículos com registro de roubo no ES

A polícia recuperou 82% dos veículos roubados no Espírito Santo, neste último mês de fevereiro, segundo a Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV). O resultado foi apresentado nesta segunda-feira (7) e é o maior desde o início do registro em 2012.
por publicado: 07/04/2016 11h49 última modificação: 07/04/2016 11h49

Do G1 ES

O registro de fevereiro no ano de 2015 marcava um índice de 42% de recuperação, esse ano marca uma melhora de quase 100% no mesmo período. O número total de furtos e roubos de veiculos no estado também caiu 13% de um ano para o outro.

De acordo com o delegado Tarcísio Otoni, a ajuda da população com as denúncias tem colaborado com a recuperação dos veículos. "Agradecemos, na verdade temos que contabilizar com a rede de colaboradores que a gente tem com o disque-denúncia".

Aplicativos
O uso de aplicativos que verificam pelas placas dos veículos se ele foi roubado ou furtado, reforça ação das pessoas. "Como o cidadão tem acesso aos aplicativos de forma anônima, ele pode ajudar a polícia. Isso aumenta nossa rede, cada cidadão vira um policial em potencial".

Quem desconfiar que um veículo pode ser roubado, pode verificar a situação dele por dois aplicativos, o Sinesp Cidadão, que tem um banco de dados nacional, ou pelo Placa Legal, que tem os registros do furtos no Espírito Santo. Se a placa tiver registro de roubo, a denúncia pode ser feita pelo 181.

Operações
O delegado Tarcísio afirma que a melhora dos resultados também é devida a operações estratégicas e investigações da delegacia. "Fizemos operações em bairros com a maior incidência de furtos e roubos. Fizemos também um maior controle em ferros-velhos, para evitar que peças roubadas vão para o mercado".

Em todo o estado, foram registrados 574 furtos e roubos de veículos em fevereiro. Desses, 461 foram recuperados. As cidades que lideram o número de furtos e roubos são Serra com 129, Vila Velha com 128 e Cariacica com 111.